Na manhã desta quarta-feira (30/08), o Diretor-Chiquinho do Saae, reuniu-se com setor administrativo e operacional para tratar do fornecimento de água durante o período de estiagem.
Na manhã desta quarta-feira (30), o diretor-Chiquinho do Saae, reuniu-se com setor administrativo e operacional para tratar do fornecimento de água durante o período de estiagem.
Em entrevista ao programa “Resumo do Dia”, o diretor do Saae, pede a colaboração e a atenção da população quanto ao uso consciente da água. “Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é importante que todos colaborem e usem a água de forma consciente para que seja possível manter o abastecimento da cidade constante”, alerta o diretor.
A economia no consumo de água tratada minimiza os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais, uma vez que se reduz o volume de água a ser captada e tratada, o volume de esgotos a serem coletados e tratados e o consumo de energia elétrica e produtos químicos.
DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
- Use vassoura e balde para lavar áreas comuns: também diminua o número de limpezas.
- Feche as torneiras para escovar os dentes e se barbear
- Não dê descarga à toa – não utilize o sanitário como lixeira.
- Diminua o tempo do banho: na ducha
- Lave o carro com balde e não com mangueira
- Molhe plantas pela manhã ou à noite: Nos horários mais quentes as plantas absorvem mais água. Troque a mangueira pelo regador.
- Ao lavar a louça: deixe a louça de molho antes de lavar. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e deixe para enxaguar tudo no final.
- Não jogue óleo na pia: Um litro de óleo contamina até 400 mil litros de água.
- Descongele alimentos na geladeira: não use água corrente.
- Cozinhe legumes em pouca água: dessa forma vai ferver mais rápido e você economiza gás também.
Vazamentos: fique muito atento, pois pode passar despercebido e é um dos grandes vilões do desperdício.